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CONCORRENCIA DESLEAL | A protecção do seu negócio é afectada!

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Neste artigo você vai ficar a saber quais são as 3 formas de venda de seguros que mais geram concorrencia desleal e porque motivos elas podem afectar directamente o seu negócio.

Mas antes permita-me que o elucide do seguinte, muito brevemente:

  • O que é a concorrencia desleal?
  • Mediação de seguros | o que é?

O que é concorrencia desleal?

Concorrencia desleal é a aplicação de técnicas ardilosas para vender mais. Omissão de dados importantes,  parcerias sui generes , uso de informação privilegiada…

Qualquer empresário que se lança no mercado, ou que até já está estabelecido há algum tempo, quer sobreviver. Por isso, às vezes cede à tentação de usar de habilidades para manter o ranking das vendas.

Felizmente o mercado  evolui e, a globalização, a facilidade de acesso à informação, o universo da Internet, a divulgação de informação nas redes sociais, etc. , permitem que gradualmente os profissionais que querem manter uma boa reputação, e garantir a sobrevivência a longo prazo, deixem de apelar a estratégias que lesam os interesses dos seus clientes.

Mediação de seguros | o que é?

A mediação de seguros é uma actividade económica que o pode ajudar bastante na protecção do seu negócio.

Ela permite fazer uma ligação entre si e a companhia de seguros. E nesta ligação está implícito vários processos importantes para que você, como cliente se sinta protegido e acompanhado. Por isso é importante estar atento na escolha do profissional que o assiste na área de seguros.

Alguns dos processos são:

  • Conhecê-lo bem como cliente para identificar as suas necessidades de protecção;
  • Fazer chegar à companhia uma análise do risco do seu negócio para evitar a má contratação de seguros;
  • Saber-lhe explicar porque o seguro A consegue satisfazer melhor as suas necessidades do que o seguro B ;
  • Apoiá-lo na gestão de sinistros e alterações às apólices;
  • Informá-lo corretamente sobre os pormenores positivos e negativos de cada seguro contratado;
  • Colocar os seus seguros em companhias orientadas para a satisfação do cliente e qualidade de produtos e assistência.

As 3 formas de venda de seguros que mais geram concorrencia desleal e que afectam directamente a protecção do seu negócio:

1.Venda de seguros por um intermediário

Quem nunca foi abordado por esta situação na compra do automóvel? Você compra o automóvel e por conveniência o vendedor do automóvel apresenta-lhe uma cotação de seguro. Uma venda cruzada apelativa, mas sem foco nos interesses de protecção do cliente.

Porque motivo é concorrencia desleal? Porque, pela nova Directiva de distribuição de seguros (EU 2016/97 )   que vem reforçar os interesses do consumidor na compra de seguros, a venda de seguros tem de ser feita por pessoas com formação e competências adequadas para não lesar os consumidores. Porém, o que se vê no mercado são o aparecimento de players que insistem em colocar a venda de seguros duma forma leve e focada no preço.

Aspectos positivos:

  • Se você não tem um mediador de seguros para o aconselhar sobre um bom seguro para si, esta forma facilita-lhe o trabalho secundário da compra de seguro;
  • Por norma os preços parecem apelativos, mas não há almoços grátis;

Aspectos negativos:

  • Você não sabe de antemão quem é o mediador de seguros por trás desta cotação;
  • Por vezes não tem acesso à comparação das coberturas que estão a incluir no seguro;
  • A assistência após a compra para gerir um sinistro ou apólice não está garantida por quem fez a venda;

 

2.Profissionais que acumulam a mediação de seguros como segunda actividade

Existem situações compreensíveis para ter um segundo emprego, a necessidade de fazer face a despesas, querer ganhar mais etc.

Mas quando a questão é a sua segurança e a segurança do seu negócio, garantir que os seguros que você está a comprar são adequados às suas necessidades, e que ao longo do tempo você vai ter acesso a um profissional que o assiste, você começa a pensar duas vezes na selecção desse profissional.

Profissionais que exercem a mediação de seguros em segundo plano por sinergia da primeira actividade, ou que exercem a mediação de seguros como um part-time não conseguem ter um serviço de excelência para com os cliente na área de seguros.

E neste sentido torna-se uma concorrencia desleal, vender por sinergia da situação, sem foco no profissionalismo da mediação de seguros ou dos interesses do cliente.

 Aspectos positivos:

  • Você tem o trabalho de procura de seguros facilitada;
  • Reduz o tratamento de vários assuntos num só profissional;
  • Conveniências de negócio ou familiares;

Aspectos negativos:

  • A mediação de seguros, conforme viu em cima, é uma actividade de grande responsabilidade, nem sempre um profissional que a exerce em segundo plano o pode orientar da melhor forma;
  • Podem surgir situações de insatisfação na gestão de seguros que você não expõe porque  está preso por motivos secundários;

 

3.Bancos como mediadores de seguros

 Aspectos positivos:

  • Você tem o trabalho de procura de seguros facilitada, o banco tem acesso aos seus dados;

Aspectos negativos:

  • A assistência após a compra do seguro é feita através de call centers;
  • A venda de seguros não é o core business dos bancos;
  • A venda é feita pela necessidade de atingir objectivos, não é focada no seu interesse ou necessidade;

 

A concorrencia desleal é um facto. Pouco há a fazer porque vivemos num mundo cheio de interesses.

Aqui o foco não é a concorrencia desleal, o foco é informá-lo em que medida são positivas ou negativas, para si como consumidor, estes tipos de venda de seguros. E referir que você pode ter acesso a um serviço de mediação de seguros melhor acautelando alguns aspectos.

Se você tem necessidade de:

  • um acompanhamento personalizado e cuidado;
  • garantir que o seu negócio está protegido, e que os capitais e exclusões das coberturas são claros e ajustados ao seu negócio;
  • que na hora do sinistro o seguro é accionável;
  • que com antecedência é informado dos procedimentos correctos a ter para estar dentro da lei;

Então, não vai deixar a gestão dos seus seguros na carteira de um mediador de seguros que não pode atender ás suas exigências como consumidor.

 

 

 

One thought on “CONCORRENCIA DESLEAL | A protecção do seu negócio é afectada!

  1. Artigo de elevada qualidade que retrata realmente aquilo que se passa. Sai penalizado quem tenta fazer o seu trabalho de forma profissional e também o cliente final, que não está a adquirir o produto adequado ao que realmente precisa, e nestas coisas só se sabe que se está mal servido quando as coisas realmente acontecem.

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