Mediação de Seguros

Para que serve um mediador de seguros?

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O Mediador de seguros serve para fazer a ponte entre si e a companhia de seguros. Tem a capacidade, pela ligação que tem com a companhia, de obter com maior rapidez  a informação que você pretende, e sem desperdiçar o seu tempo.

Sim, mas hoje as companhias são acessíveis para venda directa ao consumidor…

A companhia de seguros tem uma estrutura de funcionamento grande e peculiar, e por isso nem todos os clientes conseguem resposta aos seus pedidos no menor prazo pretendido. Muitas vezes você precisa de horas ao telefone até chegar à pessoa certa. E quando chega à pessoa certa obtém uma resposta padrão.

Repare, no acto de compra de um seguro directo na companhia nem sempre está disponível para o atender um profissional qualificado com acesso a vários produtos, e com a capacidade de o informar com idoneidade. Por trás do telefone está alguém preocupado a atingir resultados custe o que custar.

Não podemos negar que o mediador de seguros só pelo facto de poder promover a venda de seguros de várias companhias, conhecer melhor os processos de trabalho da companhia, conhecer as pessoas certas para resolver cada um dos seus problemas como  cliente, é uma vantagem para si.

Vantagens de contratar os seus seguros com um mediador de seguros

  • O mediador de seguros consegue avaliar quais as suas necessidades;

 

  • O mediador de seguros sabe informá-lo sobre alguns cuidados e melhorias que deve ter em conta no decurso da sua actividade para minimizar situações em que a companhia não cobre o sinistro;

 

  • O mediado de seguros consegue informá-lo com exactidão o ponto de situação do seu processo de sinistro, sabe informá-lo se alguém não viu os documentos que você enviou para a companhia, sabe a sequência de passos a dar para acelerar  a resolução;

 

  • O mediador de seguros consegue interpretar e agir imparcialmente sem que o sentimento interfira na boa execução do trabalho.  E este aspecto não se trata de frieza, trata-se da posição em que o mediador de seguros está. Quando você tem um acidente nem sempre consegue ter calma e disposição para ser cardeal com o gestor de sinistro do outro lado do telefone. Você tem motivos para estar assim, mas do outro lado encontra-se outro ser humano que pode não estar a ter um óptimo dia, e por esse motivo não ser tão solicito consigo gerando conflitos. E conflitos desnecessários geram perca de tempo e más interpretações…

 

  • O mediador de seguros está atento para pormenores do seu negócio que precisa de ter em conta na contratação dos seguros;

 

  • O mediador de seguros consegue explicar-lhe o que significa cada cobertura da apólice, limites e franquias;

 

  • O mediador de seguros faz toda a gestão de sinistros para que você não perca tempo, e haja uma rápida e eficaz comunicação entre si e a companhia;

 

  • O mediador de seguros pode alertá-lo para o vencimento das suas apólices;

 

  • O mediador de seguros pode ajudá-lo a gerir ao longo do ano o pagamento das suas apólices de acordo com o seu fundo de maneio;

 

  • O mediador de seguros tem acesso à documentação dos seus seguros, por ser o seu mediador de seguros, e como tal,  entregar-lhe uma cópia da apólice, um duplicado de recibo ou carta verde está á distância de um clique;

 

Limitações do Mediador de seguros

 

Penso que até este momento conseguiu ver alguns aspectos positivos para escolher um bom mediador de seguros. Porém, ser mediador de seguros tem as suas limitações.  E estas limitações convêm ser explicadas para que não haja más interpretações ou expectativas goradas.

  • O mediador de seguros não decide pela companhia. Seja em que situação for o mediador de seguros não pode decidir pela companhia. E esta situação aplica-se à posição da companhia sobre sinistros, custos de alteração, decisões de renovação ou não de apólices etc. O mediador de seguros informa, auxilia, faz a gestão, mas não toma decisões.

 

  • O mediador de seguros não é responsável por omissão ou esquecimento de informação. Em qualquer contrato de seguros, e sempre que haja alteração do risco coberto, os clientes têm de informar o mediador de seguros, para que este faça chegar essa informação à companhia. Mesmo tendo a preocupação de questionar e informar com regularidade aos meus clientes sobre esta questão há falhas. Então convém estar sempre atento e informar o seu mediador sempre que: contratou um novo funcionário ou despediu alguém, sempre que aumentou o seu stock, sempre que fez alguma benfeitoria no seu armazém, etc.

 

  • O mediador de seguros não consegue emitir uma apólice com data de inicio de há 1 ou 3 dias atrás. Hoje a emissão de apólices esta automatizada fica tudo registado. E mesmo que se consiga a proeza de emitir uma apólice com uns dias de antecedência a data de registo de pagamento é sempre traqueada de alguma forma. A base da existência dos seguros está fundamentada na probabilidade de ocorrer um sinistro, quando ele já ocorreu não há muito a fazer se não assumir o infortuno e prevenir-se de imediato.

 

  • O mediador de seguros é um ser humano e como tal erra. Por isso somos obrigados a ter activo um seguro de responsabilidade civil  para indemnizar o cliente por algum erro profissional que tenhamos cometido. Então, cada vez que pretenda solicitar alguma alteração à sua apólice, seja ela de qualquer ramo, envie um email para que haja registo do seu pedido. Assim, em caso de falha temos como provar que houve erro da nossa parte e activamos o nosso seguro.

 

Em resumo:

Agora já consegue saber para que serve um mediador de seguros e quais as limitações a ele associadas. Pode ainda aperceber-se que nem todos os mediadores de seguros conseguem levar até si todas as vantagens acima referidas. Não é trabalho fácil escolher um bom mediador, muitas vezes somos iludidos por preço, amizades e parcerias.

Espero sinceramente que esta publicação o tenha ajudado. Se ficou com duvidas em algum aspecto deixe o seu comentário.

 

Obrigada.

Sílvia Sousa

Consultora da área de seguros desde 2010

Mediador de seguros n.º 310317126

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